Fraternidade Plácida



FRATERNIDADE PLÁCIDA

 

 

Esta Fraternidade tem sua origem na Alemanha, num grupo de ex-alunas das Escolas da Congregação das Irmãs de Santa Maria Madalena Postel. Após a conclusão de seus estudos, promoveram encontros esporádicos com momentos de Oração, Reflexão e Partilha de Vida, dos quais participavam integrantes do grupo, como também membros da Congregação.

A partir dessas experiências periódicas, os ideais de Santa Maria Madalena Postel foram sendo aprofundados entre as simpatizantes até formarem uma Diretora. Assim, em 1970, foi criado o "Grupo Plácida", Movimento Leigo, ligado à Congregação das Irmãs Postelianas.

Por iniciativa da Irmã Ludgardis Wendeling, missionária alemã no Brasil, desde 08/07/1962, o "Grupo Plácida" desenvolveu-se também aqui no Brasil, com características próprias da realidade brasileira. Foi oficializado na Assembléia Geral da Província de São José, das Irmãs Postelianas, no dia 04/03/1984, na cidade de Leme-SP, com o nome "IRMANDADE PLÁCIDA", sob a Proteção da Bem-Aventurada Plácida Viel.

Após um período de experiência nos Estados: São Paulo, Paraná e Maranhão e de maior clareza na definição de sua identidade, esta Associação de Leigos comprometidos com a Espiritualidade e o Carisma da Família Posteliana, foi regulamentada com normas, sob a denominação de: "Fraternidade da Bem Aventurada Plácida Viel", podendo usar ainda, a forma simplificada de: "FRATERNIDADE PLÁCIDA" A Fraternidade Plácida está ligada à Congregação das Irmãs Postelianas, pelos laços de afinidade misericordiosa, fruto da dimensão comunitária do Carisma: "ASSUMIR A MISERICÓRDIA DE DEUS" e da Espiritualidade vivenciada na simplicidade evangélica. A Fraternidade Plácida não faz parte da estrutura jurídica da Congregação.

A Congregação através de sua longa experiência enriquece, dá apoio e estímulo para o crescimento da Fraternidade e ao mesmo tempo é enriquecida pela presença desta. Na relação mútua, Congregação e Fraternidade existe um sentido dinâmico de família, que justifica encontros interpessoais, para manter viva a dimensão carismal e espiritual que as une.

Atualmente temos a Presença da Fraternidade Plácida  nos Estados: São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Maranhão. Somos muito agradecidas a Deus por estes Leigos se dedicarem tanto a Deus e por viverem e tornar conhecido o Carisma Posteliano... Assumindo assim, a Misericórdia de Deus. 


Para maiores informações, entre em contato com:

Irmã Rosirene Lima de Sousa, smmp
Rua: 7 de Setembro, 12
Bairro Tresidela
CEP: 65 800-000- Balsas/MA
Fone: (99) 3541 2890

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagens


Siga-nos



© 2015 - Todos os direitos reservados - DP
  Endereço

Rua Querubino Soeiro, 458
Centro - Leme/SP
Fone : (19) 3571-2521
contato@irmaspostelianas.com.br

Viaconect